Curiosidades

Atenção:
As curiosidades podem conter spoilers!

1. Quando o primeiro piloto para a série foi filmado, ele recebeu o nome de Critical Incident. O nome mudou depois para Sniper e só depois virou Flashpoint.

2. Os produtores Mark Ellis e Stephanie Morgenstern escreveram roteiros para episódios após entrevistarem membros do conselho da Toronto Police Emergency Task Force, a real equipe na qual a SRU é baseada. 

O elenco recebeu treinamento com a verdadeira SRU de Toronto


















3. As gravações de Flashpoint tiveram início em 17 de Abril de 2008, porém já existia um episódio piloto gravado desde 2007. Nesse piloto de 2007, Amy Jo Johnson e Mark Taylor não estavam no elenco e quem interpretou o membro feminino da equipe foi a atriz Ona Grauer, que apareceu como Irina, no episódio da segunda temporada, The Fortress. A personagem porém, não era Jules Callaghan, e sim uma outra polcial chamada Kate Travers.

4. Os atores Hugh Dillon, Enrico Colantoni, Amy Jo Johnson, David Paetkau, Sergio Di Zio, Michael Cram e Mark Taylor fizeram uma semana de treinamento com a Toronto Police Emergency Task Force antes de começar as filmagens oficiais. Eles assistiram a verdadeira SRU de Toronto fazerem simulações em diferentes cenários, situações e processos de treinamento.

5. O script original de Flashpoint  foi criado para tornar-se um telefilme de duas horas de duração da CTV. Mas a emissora começou a ter grande interesse no projeto e levou Flashpoint à ser reformulado como uma série regular.

6. Flashpoint é a primeira série canadense com co-produção americana a ser exibida simultaneamente no Canadá e nos EUA desde Rumo ao Sul (Due South), também produzida pela CTV e pela CBS entre 1994 e 1996.

O irmão de Enrico Colantoni é um veterano da Policia de Toronto


















7. Na vida real, o irmão do ator Enrico Colantoni, que faz o sargento Gregory Parker, é um veterano de 30 anos da Policia de Toronto.

8. Amy Jo Johnson gravou todos os episódios da primeira temporada grávida, terminando aos 7 meses de gravidez. Sua gravidez precisou ser escondida em diversas cenas. Na segunda temporada, ela deixou a série por alguns episódios, devido a sua licença maternidade.

9. As armas e equipamentos usados nas gravações de Flashpoint são funcionais assim como mostrados na série, não são meros adereços. Mas as armas foram descarregadas.

10. O episódio piloto foi baseado em um caso real que aconteceu em Toronto, em 2004, no qual um homem que tomava uma mulher como refém e ameaçava atirar, foi baleado e morto por um atirador da Emergency Task Force.

11. A estreia da série ocorreu em 11 de julho de 2008 na CTV no Canadá e CBS nos Estados Unidos, com o episódio Scorpio, garantindo o primeiro lugar na audiência em ambos os países, o que levou a renovação para a segunda temporada antes mesmo do término da exibição da primeira.

Stephanie Morgenstern esteve no episódio "Scorpio"


















12. Stephanie Morgenstern, uma das criadoras e escritoras da série, fez uma participação no primeiro episódio, interpretando a refém que ficava na mira do homem desorientado que aparece em Scorpio. Ela também apareceu no episódio Haunting the Barn como uma policial.

13. No segundo episódio da série, First In Line, é pela primeira vez mencionado que o sargento Greg Parker tem um filho, Dean, de 16 anos de idade, e que Parker não o vê há 8 anos.

14. Diversos episódios da primeira temporada tiveram sua ordem de exibição mudadas. Já os episódios da segunda temporada seguiram a mesma ordem de produção. Na terceira e quarta temporada voltaram a ter mudanças na ordem original.

15. No episódio The Element Of Surprise, o brinquedo que Jackson leva para sua sobrinha no início do episódio é um "Nemo" de pelúcia, o peixe palhaço do filme dos estúdios Disney. Outra referencia a Disney acontece durante o episódio The Fortress, da segunda temporada, onde o personagem Spike conta que levou o sobrinho para ver o filme O Rei Leão no fim de semana.

16. Foi mencionado pela primeira vez, no episódio Asking for Flowers, que Wordy é casado e tem 3 filhas.

Placa do vestiário feminino da SRU
















17. Uma placa com o nome "Jules" identifica a entrada para o vestiário feminino da base da SRU, sendo mostrado pela primeira vez no episódio Attention Shoppers. Na segunda temporada, com outra oficial na equipe, a placa foi mudada para  "Women".

18. O jornal que Sam aparece lendo no começo no episódio He Knows His Brother e que depois Ed e Jules também vêem, se chama "Toronto Interpreter" e não existe na vida real.

19Amy Jo Johnson e Hugh Dillon, conhecidos também por suas carreiras de cantores, tem suas músicas na trilha sonora da série. Amy teve a versão de estúdio da sua música "Dancing In-between"  no episódio Attention Shoppers e  "Goodbye" foi tema de Terror. Hugh teve sua canção "Lost At Sea" em Never Kissed a Girl, "Don't Be Fooled" em Just a Man, e My Mistakes está no episódio Fault Lines.

20. No episódio He Knows His Brother é revelado que Spike mora em Woodbridge ON,
que faz parte da cidade de Vaughan, ao norte de Toronto e é uma área de muitos descentes italianos.

21. No episódio Between Heartbeats, é mencionado que o nome da tinta que Sam usou na reforma da casa de Jules é Santorini Sky. Na vida real, David Paetkau, ator de Sam, pediu em casamento sua esposa, Evangeline Duy, em uma ilha de mesmo nome: Santorini.

A personagem Penny foi um exemplo da "Síndrome de Estocolmo" 


















22. O termo "Síndrome de Estocolmo" (The Stockholm Syndrome), usado no episódio Planets Aligned, se refere aos sentimentos de lealdade que alguns reféns ou pessoas sequestradas desenvolvem pelo seu sequestrador. O nome é derivado de uma situação de reféns que durou seis dias em Estocolmo, na Suécia, em 1973.

23. No episódio Eagle Two é revelado que a esposa de Ed, Sophie Lane, trabalha em serviço de buffet e é casada com o Ed há 15 anos. No final desse mesmo episódio, Sophie aparece lendo um dos livros da série Deixados para Trás (Left Behind). Coincidência ou não, a atriz Janaya Stephens, que faz o papel de Sophie, atuou nas adaptações cinematográficas de 3 livros dessa série: Deixados para Trás, Deixados para Trás 2: Comando Tribulação, e Deixados para Trás 3: Mundo em Guerra.

24. Nos Estados Unidos e Canadá, os 4 últimos episódios da primeira temporada, Eagle Two, Backwards Day, Haunting the Barn e Between Heartbeatsforam guardados para a exibição no ano seguinte, 2009, sendo assim exibidos junto com o início da segunda temporada.

25. A segunda temporada começou sem a presença de Jules na equipe, já que a atriz Amy Jo Johnson se afastou das gravações por conta de sua licença maternidade. Porém, Jules não se manteve tão distante, fazendo aparições especiais nos episódios Business as Usual, Aisle 13 e Remote Control. A primeira missão com Jules fazendo parte do time, acontece no episódio Perfect Storm.

26. A atriz Jessica Steen, que interpretou Donna Sabine, a policial substituta de Jules na segunda temporada, tornou-se uma personagem recorrente na série. Jessica retornou primeiramente na terceira temporada, no episódio Fault Lines, depois na quarta temporada, nos episódios Personal Effects, A New Life e Slow Burn e na quinta temporada, em Keep The Peace.

27. Na segunda temporada, a premissa do episódio One Wrong Move, revelar qual membro do elenco deixaria a série de forma impactante, garantiu, além do primeiro lugar na audiência, o maior índice registrado pela série no Canadá.

28. O ator Mark Taylor revelou que ficou chocado quando soube sobre o destino de seu personagem, Lou. Em entrevista a CTV, ele contou que recebeu um telefonema da assistente do produtor chamando-o para uma reunião individual. Ele pensou que isso poderia ser devido a um possível episódio muito focado nele ou que ele seria demitido. Acabou sendo os dois.

Winnie é interpretada por Tattiawna Jones


















29. A primeira aparição da atual atendente das chamadas Winnie Camden, interpretada por Tattiawna Jones, aconteceu no episódio da segunda temporada The Fortress. Nos 14 primeiros episódios da série, a equipe tinha outra atendente, Kira Marlowe, vivida por Pascale Hutton. Também existiu um atendente masculino, Sidney Nelson, interpretado por Nathan Mitchell, que esteve apenas nos episódios Follow The LeaderWhatever It Takes, na terceira temporada.

30. Desde a segunda temporada, a CTV e a CBS adotam divisão diferentes em relação a temporadas. Isso aconteceu pelo fato de a CBS ter o costume de encaixar a série em sua grande de programação de verão, enquanto a CTV continuava com ela sempre em sua grade. A primeira vez que as exibições deixaram ser simultâneas foi na metade da segunda temporada, quando a CTV iniciou as exibições dos episódios inéditos e a CBS só os estreou meses depois, intitulando-os como terceira temporada. Apesar disso, as exibições simultâneas voltaram a ocorrer nas primeiras partes da terceira e quarta temporada.

Arena do Maple Leaf Gardens no episódio "Behind The Blue Line"


















31. No episódio final da segunda temporada, Behind The Blue Line, ao entrarem na arena, é mencionado que Elvis Presley fez um show naquele local em 02 abril de 1957. Presley, de fato, se apresentou nessa data no Maple Leaf Gardens, em Toronto, onde esse episódio foi filmado.

32. O Canadian Screen Awards, antes chamado de Gemini Awards, a premiação mais importante da televisão no Canadá, teve Flashpoint como recordista de nomeações entre os anos de 2009 e 2014. A série foi a grande vencedora da disputada categoria de Melhor Série Dramática em 2009 em 2013. Houveram também indicações aos papeis protagonistas de Hugh Dillon, Amy Jo Johnson e Enrico Colantoni, esse ultimo vencendo como Melhor Ator em 2009 e 2013. Já os atores Sergio Di Zio e Michael Cram tiveram indicações na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, sendo Sergio Di Zio, o vencedor da categoria no ano de 2011.

33. Entre os anos de 2010 e 2012, Flashpoint também marcou presença na premiação da TV mundial, Monte Carlo TV Festival, onde concorreu como Melhor Série Dramática Internacional, Melhor Ator para Hugh Dillon e Enrico Colantoni e Melhor Atriz para Amy Jo Johnson. Flashpoint esteve representando o Canadá, dentre representantes de mais de 25 países.

Olunike Adeliyi interpretou Leah Kerns


















34. A atriz Olunike Adeliyi, que faz o papel da policial Leah Kerns, não voltou para a terceira temporada. No episódio Unconditional Love é mencionado rapidamente que Leah está ausente por estar lidando com uma emergência familiar. Porém, quando a personagem volta na quinta temporada é revelado mais sobre o motivo da sua ausência: Ela havia sido chamada para ajudar sua família que passava por dificuldades no Haiti devido a um terremoto.

35. Também no episódio Unconditional Love é revelado que Ed tem um irmão que é policial. O pai de Jules também era policial como mencionado no episódio Between Heartbeats.

36. No episódio, Acceptable Risk, Sam revela pela primeira vez que tinha uma irmã que morreu quando ele era criança. Posteriormente, em Faut Lines ele revela ter tido duas irmãs e em Personal Effects aparece pela primeira vez sua irmã, chamada Natalie e interpretada por Rachel Skarsten.

37. O nome verdadeiro do ator que faz o papel de Steve, o paramédico e pretendente de Jules durante a terceira temporada, é também Steve. Seu nome completo é Steve Boyle. Além de suas participações na terceira temporada, ele volta como convidado especial nos episódios Shockwave, da quarta temporada e Keep The Peace, da quinta temporada.

38No final do episódio Terror, da terceira temporada, Steve pede a Jules que ela continue cantando. A música de fundo nessa cena é "Goodbye", canção cantada e escrita justamente pela própria interprete de Jules, Amy Jo Johnson.

Sam recebe Jules em seu apartamento




















39. No episódio Faut Lines, quando Jules aparece na porta do apartamento de Sam, vemos que o número do apartamento dele é 1008. No mesmo episódio é mostrado que o número do placa do carro de Ed é H9UA 6W3. É mencionado também nesse episódio, que Ed é nascido em Scarborough, Toronto.

40. No episódio Good Cop, é revelado que Ed tem estado na police force por 19 anos. Também é revelado o nome de sua filha, nascida no episódio anterior, Isabel. O nome foi escolhido pelos fãs, através de um concurso na página oficial dos produtores da série no Facebook.

41. Os relacionamentos amorosos de Jules tem a tendencia de começar o nome com a letra S: Scott, Steve e Sam. A única exceção é mencionada no episódio Terror, onde Steve diz que o namorado de Jules no colegial, para quem ela cantou uma música no telhado da escola, chamava-se Curtis.

42. No episódio Run, Jamie, Run, Spike explica o porquê de seu apelido. Ele diz a irmã de Sam, que o apelido surgiu pelo fato de usar seus cabelos espetados. É revelado também que seu nome real é Michelangelo, uma possível homenagem a suas origens, já que sua família é italiana.

Clé Bennett canta no final do episódio "A Day In a Life"



















43. Além de Amy Jo Johnson e Hugh Dillon, que contribuíram para a trilha sonora da série, os atores Michael Cram e Clé Bennett também são músicos, sendo que Clé Bennett levou o lado musical também para o seu personagem Raf, que chegou a se apresentar cantando no episódio A Day In A Life.

44. Hugh Dillon e Enrico Colantoni não trabalharam juntos somente em Flashpoint. Os dois estão juntos no filme Issues no qual eles dividem direção. Escrito e produzido por Hugh, o filme conta a história de um palhaço que visita seu psicólogo para ter ajuda. Outros atores que se encontraram fora da série foram Enrico Calantoni e Amy Jo Johnson no curta-metragem Lines, assim como Michael Cram, Sonya Saloma e Amy Jo Johnson no curta Bent

45. Na quarta temporada, durante o episódio Cost Of Doing Business aprendemos que o nome do meio de Ed é "Tucker", formando assim seu nome completo, Edward Tucker Lane. No mesmo episódio, é citado também o nome do meio de Wordy, "James". Seu nome completo é Kevin James Wordsworth.

46. Depois de 4 anos na CBS, sendo exibida principalmente durante sua programação de verão, Flashpoint ganhou uma nova emissora dentro dos Estados Unidos. O canal ION adquiriu os direitos e até hoje exibe as 5 temporadas da série.

47. Além de Jessica Steen, a policial Donna, ter retornado como convidada especial na terceira, quarta e quinta temporada, outros atores também se tornaram presenças recorrentes. É o caso de Michael Cram, que voltou como Wordy, no episódio Cost Of Doing Business e Slow Burn, da quarta temporada e Keep The Peace, da quinta temporada. Outro caso é de Sonya Salomaa, que apareceu pela primeira vez como Marina, uma refém da missão do episódio A Day In The Life. Ela reprisou sua personagem nos episódios The War Within, Team Player e Slow Burn, da quarta temporada e Keep The Peace, da quinta temporada.

Spike aparece na série The Listener
















48. Sergio Di Zio representou Flashpoint em um crossover com uma outra série da TV canadense. Ele apareceu como seu personagem Spike no episódio "Now You See Him" na quarta temporada da série The Listener.

49. Na cena do casamento de Jules e Sam, na primeira parte do episódio Keep The Peace, aparecem os pais do Sam, que são interpretados pelos pais verdadeiros do ator David Paetkau. Em uma outra cena, é mostrado pela primeira vez o pai de Jules, assim como seus quatro irmãos.

50. A música da cena final de Keep The Peace, último episódio da série, é a canção "Fortress", interpretada pela dupla Dala. Essa foi mesma música usada como fechamento do primeiro episódio da série, Scorpio.