Sobre a série

Flashpoint é uma série de drama policial da TV canadense estrelada pelos atores Enrico Colantoni, Amy Jo Johnson, David Paetkau e Hugh Dillon, criada originalmente por Mark Ellis e Stephanie Morgenstern. Teve sua estreia em 11 de julho de 2008 simultaneamente em dois países: No Canadá pela CTV e nos Estados Unidos pela CBS. Em Julho de 2011, o canal pago ION adquiriu os direitos de exibição de todas as temporadas, se tornando mais um canal a exibir a série dentro do território americano. Flashpoint é exibida em Portugal pelo canal Fox e no Brasil, a primeira temporada estreou pelo Warner Channel. Em Junho de 2012, o canal pago Universal Channel adquiriu os direitos de exibição da série e voltou a transmitir Flashpoint no Brasil desde a sua primeira temporada até os episódios mais recentes, com opção de áudio dublado em português.

Ao longo de cinco anos, Flashpoint conquistou mais de 90 nomeações incluindo o Gemini Awards (agora Canadian Screen Awards), a premiação mais importante da televisão no Canadá, equivalente ao Emmy. Outras indicações aconteceram no ASC Award, Canadian Society of Cinematographers Awards, Directors Guild of Canada, Writers Guild of Canada Awards, Monte Carlo TV Festival, PRISM Awards e Young Artist Awards. Poucos meses após sua estreia, Flashpoint conquistou seu espaço como uma das grandes audiências da TV canadense, garantido todas as semanas o primeiro lugar no horário nobre para a CTV, o que se repetiu nas temporadas seguintes. Pela CBS dos Estados Unidos, a série também decolou, chegando a faixa dos 10 milhões de telespectadores semanais e levando a CBS a liderar as noites de sexta-feira. O sucesso na América do Norte, fez a série ser vendida para mais de 100 países.














Sinopse original:

Flashpoint acompanha o dia a dia de uma unidade de elite tática, o chamado Strategic Response Unit (SRU), dentro de uma força policial canadense metropolitana (baseado na Polícia de Toronto- Emergency Task Force). A SRU está encarregada de resolver as situações extremas em que os oficiais regulares não são treinados para lidar, incluindo o resgate de reféns, ameaças de bombas e criminosos fortemente armados. A equipe é liderada pelo Sargento Gregory Parker (Enrico Colantoni) e pelos atiradores de elite Ed Lane (Hugh Dillon) e Jules Callaghan (Amy Jo Johnson). Dentre os integrantes também está Sam Braddock (David Paetkau), o mais novo policial do grupo. Equipados com ferramentas de alta tecnologia e um abastecimento de armas e explosivos, os membros usam táticas de negociação e intuição para tentar evitar o uso da força.

Produção e Temporadas:

Flashpoint começou como uma parte de um projeto da CTV que encorajava atores a apresentar roteiros para a emissora. O roteiro original de Flashpoint (conhecido anteriormente como Sniper e Critical Incident) era para um filme de televisão de duas horas. O interesse da CTV no projeto levou Flashpoint a ser reformulado como uma série regular, que foi aprovada em meados de dezembro de 2007 pela CTV.

A série não foi afetada pela greve dos roteiristas (WGC) em 2007 porque as regras permitem que os membros do WGC que vivem no Canadá, incluindo escritores com dupla associação WGA/WGC, escrevessem para produções canadenses. Escritores que viviam na Estados Unidos com dupla associação WGA/WGC, teveram que adquirir uma renúncia da WGA, a fim de trabalhar em produções canadenses durante a greve.

Embora originalmente desenvolvido para o público canadense, foi anunciado em 29 de janeiro de 2008 que a rede americana CBS havia comprado os direitos de transmissão da série para os Estados Unidos, tornando-a primeira série de TV canadense ao ir ao ar em horário nobre em uma rede de transmissão americana desde Due South, outra série da CTV exibida pela CBS. 

Além disso Flashpoint é a primeira série canadense exibida por uma grande rede de transmissão americana que é feita inteiramente no Canadá (Due South era principalmente ajustada em Chicago mas filmada em Toronto). A atriz e cantora Amy Jo Johnson foi escolhida como representante americana no elenco principal da série, que antes era composto somente por atores canadenses. Em 5 de março de 2008, a CBS anunciou que Flashpoint estrearia na sua grade em Julho de 2008. A CTV anunciou em 8 de maio de 2008 que a exibição da série seria simultânea no Canadá e nos Estados Unidos, começando em 11 de julho de 2008.

A equipe de Flashpoint começou a filmar os primeiros 13 episódios em 17 de abril de 2008. Ela é escrita e criada por Mark Ellis e Stephanie Morgenstern e sua produção executiva é composta por vários vencedores do Gemini Awards, como Anne Marie La Traverse, para Pink Sky Entertainment e Bill Mustos para Avamar Entertainment em associação com a CTV Television Network e CBS Television Studios (CBS Paramount Network Television).

O episódio piloto intitulado Scorpio foi baseado em um acontecimento real ocorrido em Toronto, em 2004, em que um sequestrador armado foi baleado e morto por um atirador da Emergency Task Force. Ellis e Morgenstern escreveram o roteiro para o episódio depois de entrevistar membros da ETF. O diretor David Frazee cuidadosamente mirou na SRU como uma unidade única, a fim de mostrar a sua união ao longo da série.

A produtora Anne Marie La Traverse disse que o show seria de levar as pessoas ao seu "proprio flashpoint pessoal". David Paetkau, um dos membros do elenco regular da série , disse que Flashpoint "tenta capturar o elemento humano envolvido no policiamento e discute como alguns oficiais acabam com bagagem emocional e sofrendo com doenças mentais, como estresse pós-traumático". Entrada e aconselhamento de pessoal da ETF foram utilizados na confecção da série.
Flashpoint estreou em 11 de julho de 2008 na CTV no Canadá e CBS nos Estados Unidos, com o episódio Scorpio, garantindo o primeiro lugar na audiência, o que levou a renovação para a 2ª temporada antes mesmo do término da 1ª temporada. Nos Estados Unidos e Canadá, os 4 últimos episódios da 1ª temporada foram guardados para a exibição no ano seguinte, 2009, sendo assim exibidos como o início da 2ª temporada.

A 2ª temporada, que começou com o episódio Business as Usual, estreou em 27 de fevereiro, logo após os 4 episódios restantes da 1ª temporada terem sido exibidos. Alguns meses depois, ambas CTV e CBS aumentaram a renovação da segunda temporada para 18 episódios, porém seriam exibidos apenas 13 episódios e os outros 9 restantes seriam passados para a 3ª temporada.

Em janeiro de 2009, a CTV e CBS confirmaram a 3ª temporada da série, que incluiria os 9 episódios que antes tinham sido programados para a segunda temporada.

Em outubro de 2009, a CTV renovou a série para uma nova temporada de 13 episódios, sendo todos produzidos em 2010. A CBS também confirmou a renovação, mas não estipulou a data para a volta da série a sua grade de programação. Já a CTV saiu na frente e exibiu a 3ª temporada no Canadá. A exibição começou com o episódio One Wrong Move em 25 de setembro de 2009. A premissa de One Wrong Move, revelar qual membro do elenco deixaria a série de forma chocante, garantiu, além do primeiro lugar na audiência, o maior índice registrado pela série no Canadá. Esses episódios permaneceram inéditos nos Estados Unidos até meados de 2010.

Em junho de 2010, a CTV voltou atrás e anunciou que os 9 episódios exibidos como pertencentes a 3ª temporada, seriam considerados como uma 2ª parte da 2ª temporada. Dessa modo, oficialmente, a segunda temporada ficou sendo dividida em duas partes, fechando com o total de 18 episódios que eram prometidos no começo das negociações.

Em julho de 2010, a CTV e a CBS iniciaram juntas a exibição da primeira parte da 3ª temporada com o episódio Unconditional Love. A segunda parte da 3ª temporada que começa com o episódio Collateral Damage estreou primeiro pela CTV em janeiro de 2011, já a CBS exibiu os episódios meses depois, antes da estreia oficial da 4ª temporada. A CBS e a CTV garantiram, mais uma vez, o primeiro lugar na audiência nas noites de exibição da série, que terminou a terceira temporada de forma surpreendente com o episódio Fault Lines.

A 4ª temporada de Flashpoint começou tirando o fôlego dos telespectadores com a conclusão do episódio Fault Lines, que recebeu o nome de Personal Effects. A estreia aconteceu em 8 de julho de 2011 e garantiu mais uma grande audiência na exibição simultânea nos Estados Unidos e Canadá. A primeira parte dessa temporada fechou no dia 19 de agosto de 2011.

A segunda parte da 4ª temporada, que teve início com o episódio Grounded, estreou em 19 de setembro de 2011 pela CTV no Canadá. Nos Estados Unidos, o canal pago ION adquiriu os direitos de exibição de todas temporadas, se tornando mais um canal a exibir Flashpoint dentro do território americano. A 4ª temporada terminou oficialmente no Canadá com o episódio Slow Burn, que fechou todas as tramas apresentadas no final da temporada anterior.

Em julho de 2011, a CTV renovou Flashpoint para o seu quinto ano e a ION dos Estados Unidos confirmou a exibição desses episódios que começaram a ser gravados em março de 2012. Alegando terminar a série em seu melhor momento, enquanto ela ainda está no auge e garantindo o primeiro lugar na audiência da TV canadense, os produtores executivos anunciaram em maio de 2012 que a 5ª temporada fecharia a história da série. A decisão foi tomada pelos escritores, independentemente da posição da emissora CTV, que havia dado possibilidades para novas temporadas. 

Em junho de 2012, durante uma coletiva de imprensa no CTV Upfront, que reuniu os produtores e o elenco da série, foi anunciado que o episódio final de Flashpoint seria um especial com 2 horas de duração, nomeado de Keep The Peace. Posteriormente, a CTV anunciou que o episódio seria dividido em 2 partes e que iriam ao ar entre o final de 2012 e começo de 2013. Para comemorar o sucesso da última temporada da série, foi exibido em dezembro de 2012, um especial chamado Flashpoint: The Final Salute que contou com o elenco em entrevista inédita antes da exibição do episódio final da série.

Abertura: 1ª e 2ª temporada



Abertura: 3ª temporada



Abertura: 4ª temporada



Abertura: 5ª temporada